História do 480 Troviscal

História do 480


     Em 1975, regressou de Angola o jovem Francisco Dias que, com seus familiares, fixou residência no Troviscal. Habituado à vida agitada de uma grande cidade como Luanda, depressa sentiu que a vida na aldeia se tornava monótona e sem atractivos para a juventude. Grande parte dos jovens da época estudava emAveiro ou Coimbra, aí passando grande parte do tempo mas, durante os fins-de-semana, as ofertas de ocupação para os jovens resumiam-se ao futebol e aos bailes.

     "Olhando para o mundo cheio de coisas belas que a natureza nos dá, deixando-nos no ar todas as linhas mestras da vida, senti-me apaixonado. Simultaneamente, olhava para aqueles jovens que tudo tinham para dela desfrutar e nada faziam" -  recorda Francisco Dias.

     Tendo conhecimento do Movimento Escutista através de outros jovens, e também de Angola, achou que a introdução do escutismo no Troviscal seria uma boa experiência para a juventude, uma vez que se abriam cada vez mais caminhos negativos.

     Este movimento já tinha algum significado na zina da Bairrada, nomeadamente em Anadia e Sangalhos, estando a interessar vivamente a juventude desses locais.

     Então decidiu-se procurar quem de direito para saber como fundar um Agrupamento. Dirigiu-se à Junta Regional de Aveiro, órgão máximo do escutismo na região, contactando com o Chefe Chill (Padre Miguel) e com o Chefe Armando e perguntou o que era preciso para fundar um Agrupamento de Escuteiros.

     Foi-lhe indicado que seria necessário arranjar pessoas idóneas e conceituadas na localidade, que se responsabilizassem pela abertura do Agrupamento. Essas pessoas teriam que fazer determinados cursos de formação e quando tivessem alguns conhecimentos poderiam então dar início ao processo.

     Nessa altura a Igreja de Troviscal estava em franco mau estado e no final de uma Eucaristia, o falecido Padre Orlando reuniu um grupo de jovens, com a finalidade de ajudar a fazer alguns trabalhos como picar as paredes e carregar entulho. Esse grupo, do qual o Francisco fazia parte, sentia-se motivado pelo trabalho que os reunia em torno da Igreja. Durante os trabalhos, começou-se a falar de escutismo. Por sua vez, o Pároco contou-lhes que já havia sido feita uma tentativa de implantação do escutismo na freguesia, por parte de um antigo Pároco, Padre António, mas que não tinha tido sucesso. "Este povo não foi fácil!" - foi a resposta que lhes deu. No entanto, não negou o seu apoio.

     Estando agora um pouco mais informado sobre o funcionamento do escutismo, através de algumas visitas a Agrupamentos da Região, designadamente ao Agrupamento de Anadia, onde ia colher informações e ensinamentos, Francisco decidiu começar a trabalhar com os jovens. Formaram-se duas patrulhas e nasceu o escutismo no Troviscal.

     Após alguns meses de trabalho, sempre apadrinhados e apoiados pelo Chefe Acácio, de Anadia, este achou que o Francisco, o Tony, o Tó Zé e o Arsitides, estavam em condições de fazer a Promessa de Explorador, e algum tempo mais tarde, a Promessa de Caminheiro.

     Entretanto, foram aparecendo mais jovens, de diversas idades, que se juntaram a este pequeno grupo, havendo necessidade de recrutar uma pessoa que gostasse de trabalhar com os mais novos. Para esta função, Francisco escolheu Teresa Grangeia, Educadora de Infância, que se deixou envolver pela temática do Lobitismo.

     No dia 31 de Julho de 1977 realizaram-se as primeiras Promessas no Troviscal,com a Investidura de Chefe do Francisco e da Teresa, Promessas de Lobitos e de Exploradores. Desde essa altura, até aos dias de hoje, muitos têm sido os jovens e adultos que têm feito a história deste Agrupamento.

 O Agrupamento 480 de São Bartolomeu foi Filiado em 31 de Julho de 1977, pela Ordem  de Serviço Nacional n.º 361, com o seguinte elenco de Chefia:

     » Chefe de Agrupamento - Mário Francisco Pereira Pinhal
     » Assistente de Agrupamento - Padre Orlando Ferreira dos Santos
     » Secretário de Agrupamento - José Vieira Neves
     » Tesoureiro de Agrupamento - Raul Grangeia
     » Chefe do Grupo Explorador n.º 13, S. Bartolomeu - Francisco Manuel Serrendo Dias 

     Em 01 de Dezembro de 1979 foi filiada a Alcateia n.º 10, S. Luiz Gonzaga, cuja Chefe é ainda a actual Chefe de Alcateia - Maria Teresa Martins Granjeia.

     Em 30 de Outubro de 1985 foi filiado o Grupo Sénior n.º 5, S. Tomé, pelaOrdem de Serviço Nacional n.º 407 cujo Chefe responsávelera Henrique Manuel Oliveira Carriço.

     A Filiação do Clã n.º 15, S. Judas Tadeu, teve lugar em 30 de Maio de 1992, pelaOrdem de Serviço Nacional n.º 439 chefiado por Francisco Dias.

     Ao longo dos seus trinta anos de existência, o Agrupamento 480 tem fomentado e participado nas mais diversas actividades, tanto a nível local, como Reginal e Nacional:

     » Acampamentos Nacionais - Ílhavo, Sesimbra, Bagunte e Mira
     » Acampamentos Regionais - Aveiro, Coimbra e Tomar
     » Jamborees no ar - desde 1985
     » Cursos de Formação a nível Regional e Inter-regional - CI, CIP, CAP, CAF, CDF, etc.
     » Encontros Regionais - Dias das secções, Dia do Dirigente, Dia de S. Jorge, etc.
     » Raids e Acampamentos de Agrupamento e de Secção
     » Feiras Regionais e Actividades de nível Religioso, Social e Cultural - Procissões, Dia do Doente, Dia da Paróquia, Janeiras, Santos Populares, etc.

     A preocupação que sempre norteou a actuação do Agrupamento foi a de praticar o Esutismosem desvirtuar a vontade do seu Fundador, para o que sempre apostou na Formação do seu efectivo, tanto a nível da Chefia como ao nível das várias secções.

 

 

AGRUPAMENTO 480 - S. BARTOLOMEU  TROVISCAL

 

CONSELHO DE AGRUPAMENTO      PRESIDENTE - Chefe de agrupamento.
                                                   Todos os Dirigentes e Caminheiros.

                                                           (Reúne dua vezes por ano)

 

DIRECÇÃO - CHEFE DE            SECRETÁRIO          TESOUREIRO         ASSISTENTE
                           AGRUP.

               (Henrique Carriço)     (Orlndo Pinhal)       (Gualberto Costa)    (P. Manuel Melo)
                                              
                  (Reúne uma vez por mês)

 

 CONSELHO DE PAIS                      PRESIDENTE - Chefe de Agrupamento
                                                      Direcção do Agrupamento  
                                                Todos os Encarregados de Educação.
                                                  (Reúne pelo menos uma vez por ano)

 

UNIDADES

ALCATEIA              GRP. EXPLORADOR             GPR. PIONEIRO           CLÃ
C.Alc. - Teresa     C.G.Exp. - Cristina           C.G.Pio. - João     C.Clã - Orlando
         Grangeia                   Carriço                       Abrantes              Pinhal
                                         (Reúne semanalmente)